top of page

Sobre

 

existência dos Blefes Cia. de Teatro teve seu ponta pé inicial a partir de um projeto de extensão da Cia. de Teatro Blefes e Meketrefes de Uiraponga. Esta companhia tinha como principal foco no inicio do projeto era a formação e construção de elenco para compor um novo grupo na sede do município que viesse suprir as necessidades da comunidade no que diz respeito ao fazer teatral.

 

Foram iniciados os trabalhos do grupo com sua primeira reunião no dia 13 de maio de 2009. Nesta foram convocados artistas e não artistas para a formação e complementação do grupo, para que este pudesse se inserir no mundo do teatro. A partir desta foram marcadas várias oficinas ministradas pela Direção dos Blefes e Meketrefes que tiveram duração de três meses (abril, maio e junho). Logo, foi escolhido o elenco que viria compor os Blefes Cia. de teatro. O nome do grupo foi uma homenagem a aqueles que tiveram a iniciativa em oferecer tempo e conhecimento para que o novo grupo pudesse surgir.

 

As oficinas foram baseadas na formação inicial de teatro, na construção de personagens, no trabalho de corpo, voz, no trabalho em grupo e na montagem de espetáculo. Para encerrar os trabalhos de formação de grupo nesta primeira etapa foi feita uma adaptação no texto de Maria Clara Machado “Chapeuzinho Vermelho” para que o espetáculo pudesse ser montado em paralelo às oficinas. O espetáculo foi estreiado no Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe que foi realizado no Município de Erere no dia 26 de Agosto de 2013.

 

Com o espetáculo em cartaz, fizemos uma pequena turnê no Vale do Jaguaribe e em Outubro deste mesmo ano circulamos nas Escolas Públicas de Morada Nova, em festejo ao Dia das Crianças.

 

Hoje com quase quatro anos de existência, com uma humildade peculiar e com um prazer no olhar do aprender, temos em nosso currículo vários espetáculos que vieram alegrar e contagiar o município que residimos. Nossa formação estar baseada na fomentação do teatro infantil para adulto também assistir e a difusão do teatro como formação cidadã comprometida com a valorização do ser, do homem, do meio.

 

Estamos inseridos hoje em todo meio artístico e social do nosso município com teatro nas escolas, festas temáticas de ABC’s, contação de histórias, Programa do Zé Gotinha, trabalhos com temas transversais para palestras, seminários, workshops, universalizado assim, a arte do teatro para toda a população.

 

Manoel Gioncarlo e Silva.

Fundador e Hoje Diretor do Grupo.

 

 

 

bottom of page